2012-11-20

Dia Nacional do Pijama


Hoje é o Dia Nacional do Pijama! Vinte de novembro também assinala a Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

O Dia Nacional do Pijama pretende incentivar o aumento de famílias de acolhimento no nosso país. "Tão importante como criar uma nova geração de famílias de acolhimento de qualidade, é sensibilizar todo o país para o direito de cada criança crescer numa família, enquanto não pode regressar para junto dos seus pais", sustenta a Mundos de Vida. A instituição tem números nas mãos que ilustram uma realidade que não é cor-de-rosa. Os dados de 2011 revelam que 8938 crianças vivem separadas dos seus pais, por decisão das comissões de proteção de crianças ou dos tribunais, por se encontrarem numa situação de risco. A grande parte, 95%, está em instituições e apenas 5% vivem em famílias de acolhimento. O Dia Nacional do Pijama quer inverter as percentagens.

"As boas práticas internacionais apontam o acolhimento familiar como um recurso fundamental a ser usado quando as crianças têm de viver fora dos seus pais, até que um dia possam regressar a sua casa." Em Inglaterra, 72% das crianças vivem em famílias de acolhimento e em Espanha 32% estão na mesma situação. O desafio é dirigido a todos. "Uma sociedade de valores, a mudança de mentalidades e o conhecimento do direito de uma criança crescer numa família vão permitir que se possa dar a mais crianças a possibilidade de crescerem num meio familiar mais terno, seguro e positivo."

Um dia solidário com o pijama vestido de manhã à noite. A data tem uma forte carga simbólica que coincide com o dia em que se celebra a Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Um documento que, logo no início, deixa bem claro que "uma criança deve viver num ambiente familiar, num clima de felicidade, amor e compreensão, para que seja possível realizar, na sua plenitude, todos os seus direitos".

Para mais informações consulte: www.mundosdevida.pt