2013-08-13

Horários no próximo ano letivo

Em virtude da publicação do Despacho nº 9265-B/2013 que regula a oferta da Componente de Apoio à Família e as Actividades Extra Curriculares (AEC), os horários do 1º ciclo irão sofrer várias alterações no próximo ano letivo.

Podemos desde já destacar os seguintes pontos:

- O Apoio ao Estudo, dado pelos professores titulares, que fazia parte da oferta das AEC e não era obrigatório, passa a fazer parte da componente letiva e é reforçado com mais horas. A escola passa também a disponibilizar outras ofertas (expressões, música, ciências, etc) todos os dias;

- As AEC terão a duração de 5 horas semanais (dos atuais 8 tempos de 45 minutos + 2 tempos de Apoio ao Estudo), pelo que também terão de ser reestruturadas em termos de conteúdos disponibilizados. Esta APEE defende a manutenção do Inglês, da Actividade Física e Desporto, as Expressões para os alunos do 1º e 2º ano, e a Música e Ciências para os do 3º e 4º ano;

- No total, estas actividades, quer da escola, quer AEC, devem garantir soluções aos alunos até às 17h30 (em horário normal), diariamente, com pelo menos 8 horas letivas e extra curriculares diárias, para todos os alunos.

A forma como tudo irá funcionar ainda não está definido, estando neste momento essas alterações a ser avaliadas pelos diversos agentes intervenientes, nomeadamente a direção do agrupamento de escolas da Bobadela, a Câmara Municipal de Loures e as Associações de Pais da Bobadela, enquanto parceiros.

Da parte desta Associação de Pais, tudo faremos para garantir uma oferta adequada a todos os alunos desta escola, quer no que toca às Componente de Apoio à Família (ATL), quer nas AEC, e informaremos os pais e encarregados de educação logo que haja mais elementos.