2013-09-03

Alteracões ao horário do 1º ciclo


Foram ontem aprovadas as alterações aos horários do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas da Bobadela.

Como já antes tínhamos noticiado, de acordo com os recentes Despachos do Ministério da Educação (http://www.paisescoladoslapis.com/2013/08/horarios-1-ciclo-no-proximo-ano-letivo.html) devem ser garantidas actividades aos alunos até às 17h30 (em horário normal) e durante pelo menos 8 horas.

Os horários desta escola e do agrupamento serão organizados da seguinte forma:

O horário normal passará a funcionar das 9h00 às 17h30.
O horário duplo da manhã funcionará das 8h00 às 16h00.
O horário duplo da tarde funcionará das 9h45 às 17h45 (saindo os alunos mais cedo o que é muito positivo).

Ainda não são conhecidos os horários desta escola (por turma).

A Associação de Pais será, à partida, mais uma vez responsável pelas Atividades de Enriquecimento Curricular, em colaboração com a Câmara Municipal de Loures e o Agrupamento de Escolas da Bobadela.

O tempo para as AEC foi este ano reduzido de 8 tempos semanais para 5 horas, o que implicou algumas alterações (e escolhas) na oferta a disponibilizar aos alunos. Manteve-se o inglês e a actividade física e desporto com 2 tempos semanais cada para todos os alunos. O outro tempo semanal será distribuído em actividades diversas conforme os anos: no 1º ano expressões; no 2º e 3º ano música; e no 4º ano ciências e actividades experimentais (uma aposta nova que considerou a receptividade dos alunos a este tipo de actividades e a sua importância, assim como o facto de, por via de um protocolo da escola com o Conservatório d'Artes de Loures, os alunos do 4º ano poderem vir a ter aulas específicas de instrumento).

Podem consultar o horário do 1º ciclo neste documento.

As AEC e o Apoio ao Estudo e oferta complementar da escola (obrigatórios) serão dados na sala de aula, no caso dos alunos em horário normal.

No caso das turmas em horário duplo (duas nesta escola), resta o problema do local onde estas serão dadas, entendendo a Associação de Pais que o refeitório não tem condições para receber estas turmas  como esclarecemos neste notícia.