2013-09-03

Sala para o ATL, AEC e Oferta Complementar


Foi estabelecido como um dos principais objetivos desta direção resolver o problema do espaço para o ATL (que neste momento funciona no refeitório), encontrando um espaço digno e adequado para os alunos e para o trabalho que pretendemos realizar.

Recorde-se que há 3 anos esta Associação abdicou da sala que usava para o ATL em prol de a escola passar a ter mais uma sala de aula, possibilitando, assim, que mais 2 turmas desta escola passassem a ter horário normal e que deixasse de ser necessário os alunos irem à EBI ter AEC, com grande vantagem para os alunos. Desde essa data que o ATL (e as AEC) funcionam no refeitório.

Depois de analisadas várias opções, solicitámos à Câmara Municipal de Loures autorização e apoio para colocar uma sala pré-fabricada na escola, que sirva simultaneamente para o ATL/ CAF do 1º ciclo, mas também para as AEC (que nos horários duplos da manhã e da tarde são dadas no refeitório).

Trata-se de uma sala com cerca de 44 m2, com ar condicionado e excelentes condições para os alunos, onde será possível  dispor de um espaço digno e adequado para receber todos os que frequentam o ATL, dar uma nova imagem e arrumação ao espaço, utilizar todo o material que se encontra fechado dentro de um armário há anos (televisão, jogos, etc.), realizar actividades hoje em dia impossíveis face às limitações do espaço (desde fazer calmamente os trabalhos de casa, a pintar, ler, etc.).

Essa sala, para além de ser usada pelo ATL, seria igualmente usada pelas AEC, que têm sido da responsabilidade desta Associação de Pais.

Depois de muitos pedidos orais e escritos da nossa parte, fomos finalmente chamados a uma reunião na Câmara de Loures em Agosto, onde nos informaram que excepcionalmente nos era autorizado colocar a sala na escola, porque a mesma seria usada não apenas para o ATL, mas também para as AEC e restante Oferta Complementar da escola (obrigatória). No entanto, o município de Loures não comparticiparia  financeiramente, nem apoiaria em qualquer obra a realizar.

Este ano (ver noticia despacho), com as alterações aos horários do 1º ciclo, para além das AEC os alunos passam a ter aulas de Apoio ao Estudo e Oferta Complementar da Escola, que  passam a ser curriculares (obrigatórias), logo, da responsabilidade da escola, e abrangendo todos os alunos de todos os anos.

Não havendo salas de aula suficientes nesta escola (existem 4 salas de aula e 5 turmas do 1º ciclo), estas aulas extracurriculares terão de ser dadas no refeitório.

Entende esta Associação de Pais, pela sua experiência ao longo destes 2 anos com AEC na escola, que o refeitório não tem condições para receber uma turma em aulas, quer com o professor titular, quer em AEC. Lembramos o facto de ser este um espaço exíguo e sobrelotado de mesas e cadeiras, onde preparam e dão refeições a todos os alunos da escola, onde permanentemente entram e saem pessoas, como é normal num refeitório.

Com a falta de salas existentes na escola e no agrupamento, as hipóteses alternativas são muito poucas:

- Algumas turmas não terem AEC nem apoio ao estudo e oferta complementar da escola, sendo, por isso, discriminadas em relação aos outros alunos;
- Algumas turmas terem de se deslocar diariamente ao jardim-de-infância para ter aulas no refeitório, implicando toda a alteração das refeições deste estabelecimento de ensino, com prejuízo para os alunos do 1º ciclo e do jardim-de-infância;
- parte das aulas continuarem no refeitório, sem condições.

Face às alternativas colocadas, esta Associação de Pais entende que a única solução satisfatória para os alunos do 1º ciclo desta escola é terem aulas dentro da escola, numa sala prefabricada, usada pela escola, pelas AEC e pelo ATL. Trata-se de uma solução provisória, pois, como todos sabemos, a nossa escola precisa de uma remodelação total (que nunca mais chega...).

Sendo a componente lectiva do 1º ciclo da responsabilidade do município de Loures, que para isso recebe verbas, entendemos que deve ser o município de Loures a suportar este espaço e não os pais ou a Associação de Pais (que estão disponíveis para apoiar no que for necessário para o bem dos alunos).

Face a esta alteração, insistimos novamente com este pedido de apoio junto do município de Loures, através da comparticipação do aluguer do espaço (o que aliás é feito noutros pontos do concelho, tendo a Associação mostrado mesmo disponibilidade para adiantar estes valores), assim como à Junta de Freguesia da Bobadela, apoiando tecnicamente na instalação e financeiramente no aluguer (à semelhança do que tem sido feito noutras escolas da freguesia).

Ambos os pedidos estão em análise, esperando que o resultado seja positivo e ainda venha a tempo do início do próximo ano letivo.

Pedimos o apoio de todos o pais e encarregados de educação para levar avante este projeto de proporcionar melhores condições para os nossos filhos.

Podem consultar: